Eclipse lunar do dia 15/06/2011


Imagem: Tumblr

E não é que esse eclipse lunar de ontem foi um show?

Um espetáculo no céu, no twitter, no google, no tumblr, na National Geographic…

Desde cedo eu acompanhei a evolução do eclipse através do Slooh, que além de disponibilizar o vídeo em tempo real, também criou uma linha do tempo do eclipse.

A sombra da Terra começou a escurecer a lua em torno do tempo universal 18:22, ou UT (02:22 hora de Brasília). O período em que a lua é completamente envolta na sombra da Terra, conhecido como totalidade, começou às 19:22 UT e durou quase duas horas.

Os interessados podem entrar no site do Slooh e se cadastrar para visualizar e compartilhar imagens diversas do fenômeno, e ainda, como o Slooh é um tipo de Space Camera com várias funcionalidades, como um telescópio por exemplo, farei logo logo um post sobre ele. O mais interessante é que as imagens mostradas são feitas por um telescópio terrestre, retratando o objeto da mesma maneira que os astrônomos amadores os veem a partir de seus telescópios aqui na Terra.

Leia mais em: Slooh [Baixaki]

Evolução do Eclipse:


Montagem mostra evolução do eclipse. | Foto: Kais Ismail

Galerias de fotos do Eclipse Lunar tiradas em diversos lugares do Brasil e do mundo

Eclipse – Pelotas/RS | Foto: Nauro Machado

Quem quiser ver mais imagens do eclipse, o Tumblr , o Terra e também o G1 estão recheados delas. Você pode encontrar diversas galerias com imagens enviadas de leitores do todo o país nestes links, bem como nos citados no início do post. Não deixe de conferir também: IGNGEstado de MinasFolha,Toronto SunSpace.

Bloody Moon | Foto: GizModo


Lua de Sangue?

O eclipse visto em algumas regiões teve componentes especiais. As cinzas do vulcão chileno Puyehue que estão na atmosfera acrescentaram ao espetáculo tonalidades de vermelho sangue. Isto porque a intensidade das cores depende da quantidade de cinzas e poeira na atmosfera.

De acordo com a NASA,

“o extrato da cor depende do que está flutuando ao redor da atmosfera da Terra. Após uma erupção vulcânica, por exemplo, a poeira e as cinzas podem colorir o pôr-do-sol com um vermelho vívido. A Lua também brilha com a mesma cor. Por outro lado, o excesso de nuvens extinguem o pôr-do-sol, criando eclipses mais escuros e difíceis de se observar.”

 

Lua vermelha na capital da Sérvia, Belgrado:

Photograph by Marko Drobnjakovic, AP
Lua Vermelha | Foto: Marko Drobnjakovic

Enquanto isso, no twitter…

… as piadinhas estavam bombando! [Grande Surpresa -not ].

Alguns dos temas mais retwittados foram os trechos de músicas e nomes de álbuns relacionados a lua e eclipse, como “A lua me traiu” – Calipso [ Bleh, pois é...] , “Talking to the moon” – Bruno Mars, “Dark Side of the moon” – Pink Floyd e “Total eclipse of the heart” – Bonnie Tyler. Muitos engraçadinhos dizendo que não estava havendo eclipse lunar pois não estavam vendo a lua ¬¬” e afins.
Vale a pena conferir aqui se quiser dar algumas risadas. No facebook muitos links de videos mostrando o eclipse em tempo real sendo compartilhados e até o Google marcou presença nessa lista ao criar o Doodle especial:


Imagem: Tumblr [Gif]

No vídeo abaixo, você pode conferir a simulação [Stellarium] de como foi o eclipse Lunar observado na cidade de Yogyakarta, na Indonésia:

Tenho que dizer que se você perdeu esse, anote já na sua agenda dia 10/12/2011, quando acontece o próximo eclipse lunar. Lembrando que eles sempre acontecem duas vezes ao ano, mas 2011 foi o ano em que o evento pôde ser visto pelo tempo mais prolongado desde o ano 2000, e provavelmente o próximo a ter um tempo de duração tão longo quanto este pode vir à ocorrer daqui mais uma década. Ou não.

“The last eclipse that was as long as this one was in 2000, while the next won’t be until 2018, so this makes it a somewhat rare event.” 
      ["O último eclipse que foi tão longo como este foi em 2000, enquanto o próximo não será até 2018, então isso torna um evento um tanto raro."] em 
Natonal Geographic

About Malvina

Uma cosmopolita aficcionada por fotografia, cinema, música e nerdices, que se evanece com a atmosfera e tudo além dela. Graduanda em Meteorologia, um dia vai construir sua própria Dorothy usando sensores de Coca-Cola e trabalhar com DOW em uma versão do projeto Vortex.